segunda-feira, 5 de abril de 2010

Cartas na mesa

Fluxo da informação; acesso à informação; interesse público; comunicação pública, políticas de comunicação - PONTO - Fechei por hoje os conceitos da minha dissertação. Não há nenhum pioneirismo dissertar coletivamente, costurar pensamentos e criticar, dissecar cada parâmetro, cada possibilidade, encher de probabilidades e depois torcer até chegar a algo que se consiga defender até a última cruzada. Depois, da última se recomeça, mas pelo menos temos um ponto de chegada, finito.

Escrevi, reescrevi, cortei, apaguei, refiz, falei do mesmo jeito com outras palavras... reticências, ponto, exclamação. Vou seguir para além da teoria crítica, sem ser pós-moderna, nem isso nem aquilo, mas na minha construção, diversidades de pensamentos. Sem ficar só em Habermas, mas usando uns pontinhos do modelo comunicativo desse menino alemão de 80 aninhos. O danadinho considera o ser mais estúpido o discípulo que segue uma teoria que não deve ser seguida, mas ser refutada, criticada, repensada, nunca repetida. Para ele, uma teoria pensada produz outra teoria e se não pensada, é porque é uma cópia da cópia... Triste fim de ser discípulo nesse caso das teorias.

Portanto, se é releitura ou epistemologia, análise crítica ou outra coisa que apresente o olhar inovador, vamos às possibilidades conceituais, à circulação cultural possibilitada pelas mediações; ao fluxo da informação que provoca uma mudança estrutural em todas as esferas, que sejam públicas, privadas, coletivas, individuais, popular ou de massa, que provoquem a inteligência coletiva ou a sociedade composta por redes e nós.

Que venha a interatividade, a participação pública e a opinião individual. Que seja feito o reino da esperança e das políticas plenas de comunicação e do direito à informação de interesse público. Que as informações fiquem ao alcance do meu tio lá na Pedreira e da minha madrinha lá na Serrota , eles que sabem usar as informações sem nunca reproduzi-las, que criam outros significados bem mais bonitos do que antes foram um dia.//

Um comentário:

  1. É isso, Cê! Que todos esses nossos devaneios provoquem a inteligência coletiva e a sociedade composta por redes e nós. Um beijo grande e costuras produtivas de reflexão pra você!

    Queria conhecer seu tio... Ele deve ser dos nossos! \o/

    ResponderExcluir

Coments