segunda-feira, 30 de agosto de 2010

30 anos dos encontros missionários de São Paulo

Participaram do encontro representantes do Conselho Missionária Diocesano de Bauru (COMIDI), incluindo sua coordenadora Célia Catarina e Cecília de Paiva (Jornalista).


Conselho Missionário de São Paulo realiza seu 30º Encontro Estadual
30/08/2010 | Cecília de Paiva e Jaime C. Patias

"Chamados e Enviados em Missão Ad gentes"

O Conselho Missionário do Regional Sul 1 da CNBB, que abrange o Estado de São Paulo, realizou, entre os dias 27 e 29 de agosto, na Casa São Francisco, em Presidente Prudente, a 600 quilômetros de São Paulo, seu 30º Encontro Estadual. Durante a solenidade de abertura, realizada na noite do dia 27, os participantes receberam a imagem de Nossa Senhora Aparecida e os símbolos das dioceses que compõem a Província Eclesiástica de Botucatu responsável por acolher o evento (Presidente Prudente, Assis, Ourinhos, Bauru, Botucatu, Lins, Jaime C. Patias Celebração marca os 30 Anos do COMIRE Sul 1 Araçatuba e Marília). Na ocasião, dom José Maria Libório, bispo emérito de Presidente Prudente, ressaltou a maternidade universal de Maria, a mãe do Salvador que participa do nascimento da Igreja missionária. Destacou também a importância da fidelidade e do compromisso com a Missão, à exemplo de Maria.
Para o coordenador do COMIRE Sul 1, Robson Luiz Ferreira, "a realização do 30º Encontro significa um marco na história do Conselho Missionário de São Paulo, e evidencia o comprometimento das dioceses e forças missionárias presentes no Estado. Não há como trabalhar a Missão sem a comunhão, e não dá pra fazer comunhão sem se encontrar" disse Robson ao dar as boas vindas aos participantes.
Impossibilitado de participar, dom Vicente Costa, bispo de Jundiaí e novo Referencial para o COMIRE Sul 1, enviou mensagem e bênçãos desejando um frutuoso trabalho. "Realmente as dioceses do nosso Regional precisam cada vez mais se tornar missionárias, dispostas a irem à outra margem", escreveu dom Vicente. Enviaram mensagem ainda, dom Sérgio Castriani, responsável pela Ação Missionária da CNBB, e dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo de Presidente Prudente em visita na Amazônia.
Padre Everton Aparecido, coordenador missionário da Sub-Região Pastoral de Botucatu, destacou a importância da programação que além do estudo do tema "Chamados e Enviados em Missão Ad gentes" abriu espaço para testemunhos de missionárias e missionários em missão além fronteiras, partilha da Infância e Adolescência Missionária - IAM, da Juventude Missionária - JM, apresentações culturais e cinco oficinas de trabalho sobre a Missão no mundo digital, a Campanha Missionária 2010, diálogo Inter-religioso, Paróquia e Missão Ad Gentes e Missionários Leigos.Jaime C. Patias Renovação do Batismo
Na missa que recordou os 30 anos do COMIRE Sul 1, padre Alcides Costa, superior provincial dos padres Combonianos, lembrou que a Igreja é missionária na sua essência. "O sangue que corre nas suas veias é a Missão. Ela está no seu DNA" enfatizou padre Alcides sublinhando que foi a partir dessa preocupação que o COMIRE tem contribuído para despertar a consciência missionária. As experiências missionárias nas igrejas locais e além fronteiras acontecem há bem mais de 30 anos, mas o COMIRE "contribuiu para o surgimento do Conselho Missionário Nacional - COMINA. Hoje precisamos seguir enfrentando os desafios missionários tendo olho clínico para ir ao encontro do outro, onde a missão acontece de fato," concluiu padre Alcides. A missa contou com a presença de dom Emílio Pignoli, bispo emérito da Diocese de Campo Limpo.
Debatendo o tema "Chamados e Enviados em Missão Ad gentes, padre Sávio Corinaldesi, secretário nacional da Pontifícia Obra de São Pedro Apóstolo, sublinhou aspectos essenciais do ser missionário. "Quem me fez nascer na fé?" perguntou para em seguida frisar que precisamos redescobrir as origens da nossa fé em Jesus Cristo que nos foi repassada por alguém. "A partir dessa riqueza temos o compromisso de continuar a caminhada na história. Nós não temos o direito de parar o que conquistamos com tanto sacrifício. Nossa preocupação é com o mundo inteiro", disse padre Sávio. O assessor das POM insistiu na necessidade de organizar, nas paróquias, grupos de animação missionária para articular ação evangelizadora da Igreja local orientada para o mundo.
O 30º Encontro do COMIRE Sul 1encerrou com uma missa de envio presidida por dom José Maria Libório seguida de almoço e despedida. Participaram do Encontro 135 pessoas, representando 24 dioceses das 41 presentes no Estado de São Paulo. Criada em 1960, este ano, a diocese de Presidente Prudente, que sediou o evento celebra seu Jubileu de Ouro. O próximo Encontro, em 2011 será na cidade de Santos.
Fonte: Revista Missões