segunda-feira, 10 de maio de 2010

Minúcias éticas

As pequenas atitudes ilustram muito bem a ética que precisamos - são como pontos luminosos que, unidos uns aos outros, formam o caráter de uma pessoa, ou de uma sociedade, sendo possível fazer uma comparação com o firmamento. Há noites com tantas estrelas que seriam como as pequenas atitudes; no meio do firmamento uma bela lua, representando um grande projeto que ilumina toda a vida. Por vezes, nesse firmamento, sobrecai uma imensa escuridão como as destoantes atitudes antiéticas.

O motivo dessa metáfora surgiu outro dia quando conversava em um grupo de amigos sobre as pequenas coisas que nem precisávamos dar tanta importância, em um dia em que estamos propensos a muitas minúcias. Há dias em que nos levantamos e cuidamos de como usar desde a pasta de dente à dobradura da colcha sobre a cama; de limpar os farelos ou respingos de gomo de laranja sobre a pia; e cuidar dos salpicos de lama que insistem em permanecer no carro branco que teimamos em mantê-lo limpo. Dessas minúcias, partimos para assuntos sobre as campanhas antifome, do comprometimento social e político que devemos ter, das afetações da alma e do corpo e dos questionamentos éticos da vida.

Fui me calando e ouvindo as defesas de cada um, quando me veio à memória a imagem do firmamento que, ao longe vemos pequenos pontos luminosos mas são grandiosos planetas e outros universos. Os procedimentos éticos são assim - pequenas ações e atitudes que representam uma grandiosidade imensa diante da sociedade. É como quando se diz “o que seria dos grandes homens, não fossem os pequenos” e ainda, “são as pequenas atitudes que se constróem as grandes idéias”.

Diria até que, sem as preocupações mínimas do dia-a-dia, não teria como resolver os grandes problemas que surgem. É o preparo do espírito lutador.
A prática da ética não é feita quando lembramos de cumprir o seu manual. Os elementos de formação do caráter pela educação, seja familiar, escolar e pela vida afora, vivenciam a ética durante cada piscar de olhos de um cidadão.

Falar de ética é fácil - difícil é lembrar a constância dela em todas as nossas ações.