A chacina ontem, em São Paulo, de mais de cinco moradores de rua - falando politicamente correto - não tirou o brilho da convocação dos jogadores para a copa 2010. Restou um sobrevivente que deixou, por pouco, de ser mais uma vítima, não tivesse fugido a tempo.
Três homens armados desceram de suas motos e, sem retirar os capacetes, atiraram.
Sem identificação dos assassinos, sem identificação dos assassinados.
Os jornais identificam como 'moradores de rua', 'os homens assassinados', 'as pessoas assassinadas'. Não apuraram a notícia, nao motivaram identificação, não se preocuparam em acompanhar o desenrolar das investigações. Triste fim de Policarpo Quaresma?
Agora me digam - quem são os convocados para a Copa 2010? - coletivas, debates, programas de rádio, de tevê, enquetes, debates e comunidades manifestam-se na Internet, e por aí vai. Quem se manteve em luto ou se preocupou com as famílias desses 'homens' selecionados para morrer? Será que eram somente homens e ainda jovens, já que vemos mulheres, jovens,velhos e crianças nessas condições?
Claro que um acontecimento não suplanta o outro - nem estou falando em analogia. Mas não prescinde a indiferença, a falta de solidariedade e a despreocupação de pelo menos daquele que noticia um caso desses. Foi noticiado nada mais do que um simples acontecimento da madrugada.
Pior que não é de hoje. De acordo com o jornal A Tarde, ocorreram na Bahia duas chacinas antes de completar o primeiro mês de 2010, sendo uma, com um jovem de 25 e outro de 27 anos. E há muito mais até chegarmos à inesquecível Chacina da Candelária.
Mas é dia de convocação, de seleção... A copa vem aí. Uns ficaram de fora e muitos outros entristecidos, e o povo em debate, reclamando da seleção do Dunga, que os convocados não foram uma boa escolha. Aos escolhidos, parabéns em fazer parte da seleção de convocados em meio a outros tipos de seleção de brasileiros, como aqueles que esperam pelo menos não ser o alvo do dia. Que só esperam encontrar um abrigo menos gelado, um teto menos úmido, que nem pensam em ser torcida, muito menos se terão diante de si, um aparelho de tevê para ver mais esse espetáculo verde amarelo. Linda pátria e lindas cores que disfarçam uma triste indiferença.//
*trocadilho: descida de seleção, dos sem seleção.
Das dezenas de textos que li hoje sobre a seleção, o seu é o que vou levar aqui dentro da cachola. É de textos como estes que a gente vai semeando a indignação, não aquela que comentamos por comentar quando vemos uma notícia na TV e terminamos o jantar, mas aquela que motiva a gente a ser mais coerentes e, principalmente, mais éticos e responsáveis quanto jornalistas.
ResponderExcluirBeijo grande... Saudade de você!
Se todos (ou pelo menos a maioria) dos brasileiros tivessem essa sensibilidade faria muito mais sentido gritar: "pra frente Brasil".
ResponderExcluirEu prefiro a vida que não é retratada pelas narrativas "manoelcarlianas" que povoam a nossa TV-farsa.
Obrigada por esse texto maravilhoso.
Saudade,
V
fiquei indignada viu.. e somos poderosas para não deixarmos NOSSA MÍDIA agir do jeito que bem entende..
ResponderExcluirmta sds V e Li do coração..