quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Comunicação solidária é tema de encontro internacional em Porto Alegre

O Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe reuniu comunicadores para discussão de uma cultura mais solidária e de respeito à diversidade cultural, ocorrido entre os dias 3 a 7 de fevereiro de 2010, em Porto Alegre. A programação do evento foi realizada de forma simultânea ao Encontro de Jovens, compondo-se de conferências, painéis, seminários, oficinas, mesas-redondas, entremeada por debates, partilha de experiências e manifestações folclóricas. As discussões tiveram como base três eixos temáticos: a) Novos cenários políticos e sociais latino-americanos e os processos de comunicação; b) Economia e comunicação na era digital; c) Comunicação no diálogo das culturas.

Como resultado, o Muticom aprovou a Carta de Porto Alegre, contendo análise dos "Processos de comunicação e cultura solidária" debatidos durante mais de 40 horas por estudiosos, técnicos, especialistas e atuantes da comunicação na América Latina e países caribenhos.

Também foi publicado o livro em versão eletrônica “Mutirão de Comunicação: textos acadêmicos”, organizado pelos professores Pedrinho A. Guareschi e Maiko Deffaveri. De acordo com os responsáveis, o formato digital facilita o acesso aos interessados em prosseguir nas discussões, bem como àqueles que se encontram distantes, em outros países latinos e caribenhos. São 61 contribuições escritas em espanhol e português, de acordo com o lugar e a cultura autoral. São contribuições teóricas e experiências de novas práticas comunicacionais que podem ser acessadas no http://www.muticom.org/internet/index.htm.

Cecília de Paiva, Jornalista, texto para publicação como colaboradora da Revista Missões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coments