domingo, 14 de fevereiro de 2010

Muticom incentiva dominar os segredos das novas tecnologias

05/02/2010 | Cecília de Paiva *

"Economia e comunicação na era digital" foi o tema que norteou os trabalhos nesta sexta-feira (5), terceiro dia do Muticom, em Porto Alegre, RS, com a conferência principal coordenada pelo jornalista Élson Faxina. Os conferencistas Rubens Salvador Bordini e Luciano Sathler em suas intervenções mencionaram os desafios que as instituições religiosas enfrentam numa sociedade marcada pela rápida evolução tecnológica.

Luciano Sathler, professor de gestão estratégica e presidente para a América Latina da Associação Mundial para a Comunicação Cristã - WACC, afirmou que existem muitos desafios para acabar com a miséria e ao mesmo tempo, com a abundância de informações.

Para ele, todos precisam entender um pouco de economia para deixar de fazer as mesmas coisas e influenciar as audiências dos meios de comunicação. Luciano citou o Evangelho segundo São João para falar sobre a oração de Jesus pedindo ao Pai por seus discípulos, a qual pode ser aplicada hoje. "Que Deus nos livre do mal para que ele não tome conta do meu fazer, que o mal não aconteça a partir de mim", disse.

O professor explicou que, na medida em que dominamos as técnicas, aprendemos a conviver com esse tempo de fartura de dados para poucos e de miséria da informação para a maioria. "Devemos usar as armas daqueles que mandam na economia em favor de uma sociedade diferente.

É essencial compreender como gira a economia digital, que não está somente na comunicação. Ela influencia a biotecnologia, a nanotecnologia, a robótica, e todas as tecnologias da informação e da comunicação", esclareceu Luciano. De acordo com o pesquisador, é preciso impor valores ético-humanistas à técnica para viver de forma digna no novo mundo digital. Além disso é necessário dominar os segredos das novas tecnologia, a partir da educação criando possibilidades e desenvolvendo capacidades.

* Cecília de Paiva, jornalista, revista Missões no Muticom, Porto Alegre.

Fonte: Revista Missões

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coments